Inspeção

Todo veículo que sofre qualquer alteração nas suas características originais de fábrica como, inclusão do GNV, mudança, acréscimo ou retirada de tipo de combustível, alteração no número de passageiros com a inclusão de mais bancos, transformação de passageiro para carga ou vice-versa, etc, o DENATRAN exige que se atualize a documentação do veículo (CRLV) nos Detrans incluindo esta alteração sofrida.

 

Assim, é necessário que o veículo seja inspecionado por um organismo de inspeção (ETEMEC) que constatará se as alterações sofridas estão dentro das normas e portarias exigidas pela CGCRE e pelo Denatran.

 

Estando as alterações de acordo, são emitidos os seguintes Certificados:

  CSV – Certificado de Segurança Veicular

  RI – Relatório de Inspeção

  Selo do Gás Natural Veicular. (Nos casos de veículos convertidos a GNV)

 

Com a posse do CSV e das notas fiscais da inspeção e dos componentes utilizados na alteração da característica original, o proprietário do veículo se dirige ao Detran onde este verificará a emissão, procedência e a validade deste Certificado e fará assim a alteração necessária no documento do veículo (CRLV) e no recibo (CRV), passando assim a estar apto a trafegar com segurança e regularmente.

 

Nos casos de veículos convertidos a GNV, com a posse do documento do veículo (CRLV) já atualizado pelo Detran, o proprietário necessitará trafegar sempre com a posse deste, do CI e do Selo do Gás Natural Veicular, para que se possa comprovar às autoridades fiscalizadoras competentes que o veículo está apto a trafegar em segurança com a alteração sofrida legalizada.

 

O proprietário do veículo também pode optar por baixar o CRLV Digital no App Carteira Digital de Trânsito disponível para Android e IOS.

  Sequência Técnica da Inspeção de Veículos modificados. Portaria INMETRO nº 30/2004

 

– Nível de abastecimento dos combustíveis
– Estado geral da carroceria
– Abertura das portas e vidros
– Apuração dos dados do(s) cilindro(s) de GNV, redutor de pressão e demais componentes, quando aplicável
– Check list; Extintor de incêndio (quando aplicável), trincas do para-brisa, chave de roda, macaco, triângulo, estepe, cintos de segurança
– Verificação do sistema de escapamento quanto ao estado e vazamentos
– Análise de gases poluentes, quando aplicável
– Análise de emissão de fumaça, quando aplicável
– Análise de emissão de ruído, quando aplicável
– Verificação da modificação realizada no veículo baseada nos quesitos do normativo vigente
– Calibração dos pneus
– Verificação da regulagem dos faróis
– Verificação do funcionamento dos limpadores de para-brisa
– Verificação de todo o sistema de sinalização
– Teste na linha de inspeção verificando alinhamento, suspensão e freios
– Verificação de folgas na suspensão
– Verificação dos pneus quanto à simetria, estado e profundidade dos sulcos
– Fotos dos componentes
– Filmagem de todas as etapas acima descritas

 

 

  Sequência Técnica da Inspeção de Veículos recuperados de sinistro. Portaria INMETRO nº 32/2004

 

– Nível de abastecimento dos combustíveis
– Estado geral da carroceria
– Abertura das portas e vidros
– Apuração dos dados do(s) cilindro(s) de GNV, redutor de pressão e demais componentes, quando aplicável
– Check list; Extintor de incêndio (quando aplicável), trincas do para-brisa, chave de roda, macaco, triângulo, estepe, cintos de segurança
– Verificação do sistema de escapamento quanto ao estado e vazamentos
– Análise de gases poluentes, quando aplicável
– Análise de emissão de fumaça, quando aplicável
– Análise de emissão de ruído, quando aplicável
– Verificação da modificação realizada no veículo baseada nos quesitos do normativo vigente
– Calibração dos pneus
– Verificação da regulagem dos faróis
– Verificação do funcionamento dos limpadores de para-brisa
– Verificação de todo o sistema de sinalização
– Teste na linha de inspeção verificando alinhamento, suspensão e freios
– Verificação de folgas na suspensão
– Verificação dos pneus quanto à simetria, estado e profundidade dos sulcos
– Fotos dos componentes
– Filmagem de todas as etapas acima descritas

 

 

  Sequência Técnica da Inspeção de Veículos com Sistema de GNV Instalado. Portaria INMETRO nº 49/2010

 

– Nível de abastecimento dos combustíveis
– Estado geral da carroceria
– Abertura das portas e vidros
– Apuração dos dados e verificação da certificação pelo INMETRO do(s) cilindro(s) de GNV, redutor de pressão, sistema de aquecimento do redutor, suporte, cintas, válvula de cilindro, etiquetas informativas, de segurança, ponto de aterramento e demais componentes
– Check list; Extintor de incêndio (quando aplicável), trincas do para-brisa, chave de roda, macaco, triângulo, estepe, cintos de segurança
– Verificação do sistema de escapamento quanto ao estado e vazamentos
– Análise de gases poluentes
– Análise de emissão de fumaça, quando aplicável
– Análise de emissão de ruído, quando aplicável
– Calibração dos pneus
– Verificação da regulagem dos faróis
– Verificação do funcionamento dos limpadores de para-brisa
– Verificação de todo o sistema de sinalização
– Teste na linha de inspeção verificando alinhamento, suspensão e freios
– Verificação de folgas na suspensão e linha de alta pressão do GNV
– Verificação dos pneus quanto à simetria, estado e profundidade dos sulcos
– Fotos dos componentes
– Filmagem de todas as etapas acima descritas

 

 

  Tabela de Preços

 

Inspeção em Veículos com GNV (Portaria 49) – R$240,00
Alteração de Características (Portaria 30) – R$330,00
Sinistrado (Portaria 32) – R$330,00

 

 

  Média de Tempo dos serviços

 

O tempo de duração da inspeção é de aproximadamente 1h30min, podendo se estender, em circunstâncias especiais, em até 4 horas.

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